Topic Cluster: o que é e como ele pode fazer diferença no seu SEO

Topic Cluster é uma estratégia de produção de conteúdo integrado. Existe um post principal, que costuma ser extenso e abranger diversos assuntos. Ele apresenta links para conteúdos satélites, que aprofundam o tema apresentado no Pillar Post. Todos estes conteúdos devem ser produzidos com base em um mesmo tema.

Essa estratégia está relacionada com o que fazer na pré-postagem, já que isso é essencial para que um site atinja bons resultados. Não adianta contar com uma página bem programada, que seja veloz e conte com diversos backlinks apontando para ela. É fundamental que o conteúdo seja produzido de maneira estratégica.

Em suma, essa é uma questão que pode fazer total diferença para aparecer entre os primeiros resultados do Google. Afinal, Topic Clusters tem sido cada vez mais usado, entregando aos usuários de seu site um conteúdo aprofundado sob diferentes aspectos. Isso ajuda a tornar a sua página uma referência na web.

Trabalhar com estratégias de Search Engine Optimization (SEO) é essencial para conquistar bons resultados no Google. Porque esse buscador abriga milhões de páginas da internet, e precisa seguir parâmetros para conquistar uma boa colocação. Entenda agora o que deve ser feito para se tornar uma referência.

O que são Topic Clusters?

Esse é um termo inglês que na tradução para o português representa algo como "grupos de conteúdo". Então, essa é uma estratégia de criação e organização de conteúdos. Em suma, é um método que vem ganhando popularidade no mundo inteiro entre os desenvolvedores de sites e blogs

Essa é uma das melhores técnicas de SEO para seu negócio, já que permite a construção de uma relação próxima entre diferentes conteúdos dentro da página. Afinal, são construídos posts relacionados, onde existe um Pillar Post, que é o principal dessa cadeia de produção. Em seguida, os satélites ajudam a completar o conteúdo e levar os usuários da rede até o principal.

Em suma, o post pilar ajuda a dar sustentação para as demais publicações deste grupo, entregando uma boa estrutura para o site. Normalmente é um conteúdo longo e denso, sendo muito mais abrangente do que os outros materiais. Assim, serve para mostrar os caminhos em relação ao andamento de um usuário pelo conteúdo.

Os conteúdos satélites ficam organizados de uma maneira objetiva, que pode contar com passo a passo e outras questões importantes. Eles devem ser linkados ao post principal, sendo uma forma do usuário se aprofundar no assunto. Aliás, um site pode contar com diferentes textos pilares, focados em variados segmentos.

Fazem parte do futuro do SEO

Desde o fim da década de 1990 o Google é uma referência em relação às pesquisas feitas pela internet. Isso acontece principalmente porque o buscador conta com um algoritmo complexo. E a cada ano a empresa faz uma série de ajustes nos códigos, com o objetivo de aprimorar cada vez mais os resultados.

Atualmente os resultados indicados pelo Google aparecem conforme as intenções de busca dos usuários. Acontece que as máquinas estão mais "humanizadas", elas já conseguem entender quais são os objetivos de quem está fazendo uma pesquisa na web.

Para conseguir boas posições nos motores de busca é essencial responder as perguntas que são feitas pelos usuários quando estão navegando pela internet. Aliás, cada vez mais a empresa tem investido nas procuras por voz, com o objetivo de tornar essa experiência mais rica.

Isso quer dizer que o conteúdo precisa ser desenvolvido com foco nos usuários. O ideal é que sejam respondidas dúvidas e questionamentos de uma maneira objetiva. Desse modo, a estratégia de Topic Cluster serve para oferecer uma resposta precisa aos leitores. Enfim, não basta apenas saber como usar palavras-chave no Google.

Como funciona a estratégia de Topic Cluster?

Em primeiro lugar, é necessário ter planejamento para conquistar bons resultados com Topic Clusters. Não adianta apenas começar a produzir conteúdo de uma forma desordenada e acreditar que isso será o suficiente. Existem três elementos que fazem parte: Pillar Post, Clusters e links internos.

O objetivo é mostrar ao buscador qual é a relevância das páginas, otimizando os resultados para os motores de busca. É algo cada vez mais importante no cenário das estratégias de SEO. Desse modo, entenderá como aparecer nos sites de busca e poderá obter resultados bem melhores.

1.     Pillar Post

Esse é o principal conteúdo do grupo. Funciona como o centro da sua estrutura e serve para oferecer sustentação ao que será produzido depois. Então, o ideal é que ele cubra de maneira abrangente um tópico selecionado. O ideal é que o volume de buscas seja interessante, para que os resultados auxiliem o crescimento da empresa.

O Pillar Post deverá ser produzido com base em uma palavra-chave, que geralmente atende um assunto vasto. É essencial que possua alta relevância, para que a sua estratégia de ranqueamento e conversão possa ser bem desenvolvida. Ou seja, o ideal é que sejam abordados temas fundamentais para a sua empresa.

A seleção varia conforme o objetivo da empresa, o ideal é que o conteúdo principal seja algo estratégico para o negócio. De fato, é fundamental fazer uma análise prévia, para identificar onde devem ser feitos esforços. Por fim, as palavras de cauda longa não são boas para posts pilares.

2.     Clusters

São os materiais produzidos em torno do conteúdo central. Aqui a ideia é produzir textos mais específicos, que tratem de temas exclusivos, com o objetivo de reforçar a leitura. Eles são chamados também de textos satélites, que devem fazer o apontamento para o conteúdo principal.

O ideal é que tratem de apenas um tema, sem entrar em outros assuntos. Por exemplo, se o objetivo é falar sobre "palavra-chave", é melhor evitar falar sobre SEO off Page e outras coisas do tipo. Então, esse assunto definido deverá ser esmiuçado.

Cada Pillar pode contar com um número entre 10 e 30 clusters, por mais que isso não seja uma regra definida. Aliás, eles podem ser determinados após uma pesquisa de palavras-chave. O ideal é que exista uma conexão entre eles, para que o Google perceba a presença dessa estratégia.

3.     Links internos

A linkagem interna dos conteúdos é essencial para a estratégia de SEO. Por mais que os links externos sejam valorizados pelo Google, trabalhar com os internos também é essencial, criando ligações entre diferentes artigos publicados. Assim, ajudam a mostrar a organização que existe entre as páginas do site.

Em suma, todos os Clusters devem estar linkados em seu Pillar. A recomendação é que o primeiro link do conteúdo já indique para o central, embora não seja necessário sempre fazer isso. Além disso, o ideal é usar a âncora exata, ou seja, a palavra-chave do artigo principal.

O Pillar Post também deve fazer linkagem para o Cluster. Assim, o leitor que está em alguma página poderá buscar mais informações sobre determinado assunto. Trabalhe de uma forma que o conteúdo seja valorizado e permita que isso seja visto pelo Google.

Desse modo, será construída uma teia de conteúdo em volta do assunto principal. Porém, quanto mais posts existirem na estratégia de Topic Cluster, mais complicado ficará a sua organização. Ainda assim, começar de uma maneira prévia é a melhor ideia, traçando todos os pontos de maneira antecipada.

Use Topic Clusters em seu blog

Você já sabe que essa estratégia conta com um Post Pillar, que deve apontar para os Clusters, onde as conexões são feitas por meio de linkagem interna. Mas, é preciso saber de outras coisas para desenvolver um material de qualidade, capaz de conquistar os leitores e o Google.

Em primeiro lugar, o planejamento não pode ser feito de uma maneira intuitiva, é melhor usar ferramentas como o SEMrush para pesquisar sobre os assuntos antes de começar a sair escrevendo. Após definir a sua palavra-chave central, siga o passo a passo para a produção de conteúdos de qualidade:

·    Use o seu conhecimento sobre a área para determinar alguns Clusters que devem ser produzidos;

·    Podem ser palavras-chave de cauda longa, que entregam um conteúdo mais profundo aos usuários e leitores;

·    Pesquise sobre boas KWs, aquelas que são buscadas com frequência pelos leitores;

·    Selecione as que fazem mais sentido para o seu projeto e que podem ser exploradas com tranquilidade nos satélites;

·    Pense em conexões que podem ser feitas de uma maneira natural entre as diferentes publicações de seu site.

Fazendo isso, será possível desenvolver uma boa estratégia, capaz de entregar resultados incríveis dentro de pouco tempo. Mas, tenha paciência, porque questões que envolvem SEO nem sempre acontecem de modo instantâneo.

Topic Cluster: aproveite essa técnica

Essa é uma das melhores ideias para conquistar resultados mais importantes no Google. Por isso, adote o Topic Cluster em sua página na web, mas faça isso de uma maneira precisa, para evitar problemas. Ou seja, comece com o planejamento, escolhendo um bom artigo central.

Produza Topics Clusters de qualidade, que possuam boas palavras-chave e sejam abrangentes. Em seguida, desenvolva os textos satélites de uma maneira bem precisa, apontando todos os pontos sobre determinado assunto. Com o conteúdo pronto, faça a linkagem interna para garantir as boas conexões.

Essa é uma estratégia que deve ganhar ainda mais força ao longo dos próximos anos. Por isso, comece a desenvolver a partir de agora e aproveite os resultados mais rapidamente, o Google vai conseguir perceber a qualidade do seu site, se isso for feito! Para mais informações, clique em “QUERO CRESCER” e preencha os dados!



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